domingo, 26 de setembro de 2010

Competência emocional para a sustentabilidade das relações

O curso gera o um
o um gera o dois
o dois gera o três
o três gera as dez mil coisas

Tao Te King - Lao Tsé

Lao Tsé encontra Yin Xi, o guardião do portão do Tibet.

Com as palavras do sagrado livro da sabedoria Tao Te King tenho o orgulho de iniciar este texto que defende as competências emocionais como fatores elementares para a sustentabilidade das relações. Mas qual o motivo que me leva a escolher o misterioso verso acima? Vamos descobrir agora!

Quando Lao Tsé fala desse "curso" produtivo, ele está pensando no próprio curso da vida, no desenrolar dos eventos cotidianos, da progressividade da existência. A partir disto, entendo as competências emocionais como uma produção de gestos positivos que se multiplicam sempre. Do um ao múltiplo, de um simples sorriso a uma intervenção social. Com as competências é possível sustentar as relações interpessoais e lançar ar fresco aos cenários de incomunicabilidade contemporâneos. Assim, afirmo que as competências emocionais geram uma, duas, três, dez mil maneiras de conviver em sociedade devido a seus ganhos éticos. Com elas é possível manter o foco na prática por comprometimento e conseguir uma experiência autêntica de relacionamento interpessoal.

Mas quais e o que são essas competências? Elas há um bom tempo fazem parte da minha vida, pois desde sempre fui influenciado por ensinamentos orientais que defendem equilíbrio, companheirismo, positividade e alegria de viver como receitas para uma vida up, uma vida que deseja cada vez mais forças de valorização da humanidade. Desta maneira, as competências emocionais são como um encontro perfeito entre estes temas que carrego por
toda a minha experiência.

Daí minha produção intelectual ter resultado em uma longa pesquisa sobre o tema, que inclusive é a raiz de minha apresentação hoje neste honroso evento.

Se as competências emocionais produzem multiplicidades de gestos positivos nas relações, é chegado o momento de debater o assunto e mostrar os imensos ganhos que podemos atingir por meio de disciplina e automotivação.

Em meu recente livro Competência Emocional: uma jornada de sustentabilidade, apresento as cinco competências emocionais como mecanismos produtores e valorativos de relações autênticas entre seres humanos. Entendo autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades sociais como ferramentas para uma vida saudável e sem stress: uma proposta de alegria e qualidade de existência.

No livro, analiso a urgência de uma maneira diferenciada de sustentabilidade, que envolve a ecologia das relações interpessoais. Acredito que tudo no mundo produz, a todo o momento, relações. O mundo é um complexo emaranhado de sistemas conectados: verbais, não-verbais, tácitos, explícitos etc. Todos os nossos atos são relações com coisas, com pessoas, com emoções. O ser humano não existe sem travar contato com o mundo. Assim, as cinco competências, da maneira como as defendo em minha obra, são "equalizadores" saudáveis para as relações humanas. Esta é a idéia: equalizar a qualidade das relações sociais contra a incomunicabilidade emocional.

É chegado o momento de estudar o comportamento interpessoal frente às constantes mudanças no ambiente corporativo. Falando em relação, imediatamente surge o tema da comunicação. É aqui que as competências emocionais proporcionam enormes ganhos, pois com a proposta de comunicação empática que abordo no livro, é possível superar o apartheid organizacional em todos os campos de nossas vidas.

Ainda nesta palestra, os participantes serão presenteados com mais um símbolo oriental que representa a sustentabilidade das relações. Trata-se de uma metáfora da responsabilidade individual para um resultado amplo de grupo: o famoso tsuru e seu significado de vitalidade.

Após esta apresentação, convido a todos para uma jornada construtiva para a melhoria de nossas vidas e de nossas relações em sociedade. A felicidade está em nossas mãos!!!

(por Minoru Ueda, publicado no Portal da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, tema de apresentação no Congresso da ABTD 2010, em Santos/SP)

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