quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A necessidade do equilíbrio das competências emocionais

Para o desenvolvimento de qualquer setor da vida é preciso achar um meio termo nas emoções

Competência Emocional – Quanto Antes Melhor parte de um trabalho de MBA desenvolvido com o auxílio da larga experiência em RH e desenvolvimento humano de seu autor, Minoru Ueda. Nele, são descritos os fatores emocionais, que definem as relações humanas e do indivíduo com seu eu. São elas: o autocontrole (a capacidade de administrar as próprias emoções e impulsos), a automotivação (capacidade de persistir diante de fracassos e dificuldades), o autoconhecimento (a consciência dos próprios sentimentos), a empatia (compreender e sentir os outros) e as habilidades sociais (lidar com as emoções alheias).

Por meio das competências emocionais é que se realizam todas as outras aptidões na vida. Sem equilíbrio neste lado, todos os outros setores da vida estão em perigo. Se uma relação interpessoal se propõe forte e duradoura, ela deve envolver a adaptação empática entre as pessoas relacionadas. Portanto, competência emocional é jornada, é sair de uma ponte de incomunicabilidade e reverter à situação para o acolhimento do outro. É, portanto, a saída de um cotidiano vazio e maltratado.

Somente assim, o indivíduo poderá se desenvolver e estará completamente apto a ser criativo e inovador em sua vida, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Suprida a necessidade mais desenvolvida do ser humano, que é a do ego, ele se sentirá confortável para buscar desafios e, motivado, se empenhar no que faz.

A metodologia deste livro é dinâmica, pois ao mesmo tempo em que apresenta desafios (palavra usada pelo autor para substituir a expressão “problema”), também são sugeridas oportunidades para focalizá-los, mapeá-los, rastreá-los e principalmente, agir sobre eles.

Dados técnicos:
Autor: Minoru Ueda
Formato: 16cm x 23cm
Total de páginas: 112
ISBN: 978-85-7303-020-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui: