segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A prática do desapego

Um líder precisa saber como distribuir o trabalho entre sua equipe sem temer os resultados. Especialistas em coaching apontam quais os principais passos a seguir na hora de delegar tarefas

O conceito de líder vem evoluindo a cada dia. Hoje, não basta ser o chefe, mandar e esperar os resultados. Ao liderar uma equipe, é preciso conhecer as características de cada colaborador, suas competências técnicas e comportamentais. Dessa forma, é possível descobrir quais funções são mais adequadas para cada pessoa e de que maneira elas devem ser delegadas. Isso pode não parecer fácil, mas é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa ou organização, principalmente academias de ginástica.

“Delegação é uma competência que todo líder precisa se propor a desenvolver. Delegar é sinônimo de desapego. Significa abdicar de uma habilidade que lhe dá prazer. É fonte de excelência e de admiração, com o intuito de engajar os colaboradores em novos desafios e torná-los melhores a cada dia. Essa é a hora de mudar o padrão mental de sucesso solitário para sucesso coletivo”, explica Marcia Vespa, consultora em gestão de pessoas.

Eduardo Netto, diretor-executivo do Grupo BodyTech, conta que utiliza o método de gestão compartilhada, no qual todos os colaboradores participam das decisões de forma colegiada. “As atividades são delegadas à equipe de acordo com as características individuais e habilidades de cada um. Procuramos fazer que o colaborador participe de diferentes tipos de tarefa para adquirir experiência necessária para desenvolvê-la como futuro gestor. É dever do líder supervisionar de perto e dar o ‘norte’ para todos os colaboradores por meio de constantes feedbacks.”

A hora de não temer

Em entrevista à Fitness Business, Minoru Ueda, especialista em coaching de executivos, indica qual é a hora certa de um gestor passar algumas tarefas para sua equipe. “No início, a centralização faz parte do processo para que o gestor conheça a tarefa, as pessoas, a dinâmica do negócio e todo o cenário que envolve a atividade. No médio e longo prazos, surge a necessidade de delegar, pois os papéis e as responsabilidades, dentro e fora da academia, multiplicam-se e aí surgem desafios, tais como: agenda lotada, ampliação da jornada de trabalho, dificuldade de planejar e criar estratégias de ampliar o negócio, pouca dedicação à vida pessoal e impactos na qualidade de vida no trabalho.”

A falta de tempo é o grande vilão que os líderes encontram. “Muitas vezes, pode parecer mais rápido executar todo o trabalho sozinho do que encaminhá-lo para outras pessoas. Porém, é preciso dedicar-se à equipe e ajudar cada um dos colaboradores a melhorar seu desempenho. Isso requer tempo, mas deve fazer parte da rotina de um líder”, orienta a consultora.

Ao gerenciar pessoas, o bom líder deve ter jogo de cintura e conseguir desenvolver estratégias que atendam às necessidades tanto da empresa como dos colaboradores. O grande segredo é sempre se colocar no lugar do outro para que as melhores decisões sejam tomadas. Essa tarefa de gerenciamento exige muita criatividade, pois em vez de controlar as pessoas, é preciso energizá-las e motivá-las, buscando atender as suas expectativas e aspirações”, explica o diretor-executivo.

Para quem tem dúvidas sobre quais tarefas delegar, Marcia dá uma dica:

  1. O sucesso não depende somente de você. Por mais que ame o que faz, a cada realização de uma tarefa, pergunte-se: ela deveria ser feita por mim? Se a resposta for "não" ou "talvez não", está na hora de desapegar. Deixe para os outros o que os outros podem fazer.
  2. Dê significado e importância ao trabalho que está sendo delegado. Determine claramente a tarefa. Por mais simples que ela possa parecer, seja específico ao dizer o que fazer, como fazer e, principalmente, por que fazer.
  3. Selecione a pessoa certa para cada função. Delegue de acordo com a maturidade, experiência e personalidade de seu colaborador.
  4. Deixe claras as expectativas de autoridade de casa pessoa. Esclareça qual o grau de autonomia que ela terá para tomar decisões e em quais atividades ou tarefas. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos.
  5. Monitore o trabalho. Dê apoio à equipe sem tirar a responsabilidade de cada um e sem assumir o controle sobre as tarefas.
  6. Crie um ambiente que estimule perguntas e dúvidas sobre a tarefa. Esteja aberto para ajudar cada um dos colaboradores a melhorar seu desempenho.
  7. Incentive o processo de dar e receber feedback. Esta é uma excelente ferramenta para criar um ambiente motivador. Portanto, celebre, reconheça e comemore os bons resultados. Também esteja preparando para receber feedbacks, pois o processo de delegar estimulará a participação e inovação dentro da equipe.

“Faça uma descrição de cada função, pautada em tarefas, responsabilidades e competências comportamentais e técnicas. Ficará muito mais fácil saber quais trabalhos devem ser feitos pelo líder e quais as responsabilidades de outras pessoas.”

Segundo Minoru, os líderes só têm a ganhar com a delegação dos trabalhos. “Ao transferir autoridade e responsabilidade, o gestor está desenvolvendo talentos e gerando desafios à equipe. Isso resulta em mais iniciativa, criatividade e inovação entre os colaboradores. Além do mais, o gestor fica menos sobrecarregado e pode se dedicar a outras atividades mais estratégicas.”

Eduardo concorda que uma equipe bem-orientada é o segredo do sucesso de qualquer empreendimento. “Temos de criar uma cultura de ‘dono’ em todas as áreas da empresa. O colaborador se motiva e busca entregar o melhor resultado quando percebe que todos estão em busca de um objetivo em comum. O líder, dando o exemplo e mostrando o caminho, faz que tenhamos colaboradores motivados e envolvidos na busca da excelência”, afirma.

Marcia acredita que o melhor líder é aquele que conhece bem seus funcionários e trabalha no desenvolvimento incansável da equipe. “A pessoa certa, no lugar certo, fazendo a coisa certa, vira o Super-Homem. Por isso, abdique das tarefas que o tornaram bem-sucedido até então para que a sua marca se perpetue ao longo do tempo. Outras tarefas de maior complexidade te esperam”, aconselha.

(Revista Fitness Business, edição 69, Jan/Fev/2014)

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