sábado, 27 de novembro de 2010

Programa de Mentoring USP | depoimento

Depoimento de Renato Patucci, ex-aluno da POLI-USP, integrante do Programa de Mentoring, projeto coordenado pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP):

Caro Minoru Ueda,

Já se passaram 1 ano e 8 meses de acompanhamento do processo de mentoring, a seguir minha narrativa que sintetiza algumas das principais impressões do "mentorado":
 

Quando iniciamos o processo, tinha apenas 3 meses de formado, diversas dúvidas após finalmente ter cortado o cordão umbilical da poli, que enquanto ainda na poli, de certa forma me confortava sobre alguma dúvida que tivesse sobre planejamento futuro, uma vez que naquele momento podia me distrair quanto a isto com o pretexto de "estou me formando".

Junte isto à peculiaridade de naquele momento, estar havendo os efeitos da crise financeira sobre a economia real, aumentando ainda mais a difuculdade de tentar entender o mercado e questões de carreira com os meus anseios que eu não conhecia (que confesso que ainda hoje não tenho isto definido, mas tenho um entendimento muito maior, e ao mesmo tempo acredito que isto pode mudar ao longo do tempo, mas de forma suave).

Dado este panorama, o programa de mentoring parecia ser a salvação imediata, esperava poder encontrar as respostas certas e objetivas do mentor que fosse me acompanhar.

Foi então que fui apresentado ao Ueda, após os primeiros encontros onde fomos nos conhecendo, percebi que ele não daria as respostas sobre as dúvidas que eu tinha; passei a perceber que estava sendo habilmente estimulado e treinado a enxergar todo o contexto, de curto, médio e longo prazo, daquelas perguntas que tinha. Passei a entender o mentor como quem apresenta ferramentas/estimula/motiva/provoca... o mentorado de forma imparcial , de forma a que este busque suas respostas.

De fato, todo este treinamento (no início reuniões mensais, depois a cada 45 dias, trocas de emails...) me subsidiou para tomar uma decisão de alternativas direcionalmente diferentes, há aproximadamente um ano; decisão esta que tive de tomar em poucos dias, mas desta vez estava preparado para esta responsabilidade.

Hoje posso dizer que estou bem satisfeito com a direção que escolhi.

Caso não estivesse sendo acompanhado, não sei dizer o que teria escolhido. Mas sei que qualquer escolha teria sido muito mais uma questão de sorte ou azar do que de preparo.

Também espero poder continuar com o programa.

Renato Patucci

(nov/2010) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui: