sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Newsletter Mirror Post entrevista Minoru Ueda

Por que o senhor decidiu ser consultor de organizações? Elas carecem desse serviço? 
Como eu adquiri experiência no mundo empresarial, eu observei essa carência. Percebi que o diferencial da trajetória de um líder eram os conhecimentos ligados à questão de relacionamentos interpessoais e autoconhecimento. Os conhecimentos técnicos são as chaves de entrada para a carreira profissional.

Do que trata o seu livro ‘Competência Emocional – Quanto Antes, Melhor!’? 
O meu livro é baseado em uma monografia que apresentei no final do meu MBA pela FIA, e versa sobre os impactos das competências emocionais na qualidade de vida no trabalho. Em uma conversa com o leitor, o livro relata a realidade das organizações com as cinco competências emocionais que são: autoconhecimento, automotivação, autocontrole, empatia e habilidades sociais.

A quem o livro se destina? 
A ideia inicial era de escrevê-lo focando no ambiente organizacional, contudo, o livro também envolveu o cotidiano das pessoas dentro das suas relações afetivas, familiares e no ambiente profissional, mesmo porque a nossa linguagem é voltada ao mercado empresarial. É recomendado principalmente a pessoas que vêm influenciando pessoas, porque o crescimento do indivíduo depende da liderança exercida pelo líder.

Por que o senhor diz que a empatia é essencial nas empresas de sucesso? 
A grande preocupação dentro das organizações é com a comunicação. No livro existe uma reflexão que aponta que os conflitos são gerados não pelas mensagens ditas e sim pelas mensagens comunicadas. A empatia é um processo que avalia a posição do outro, deixando a comunicação um pouco mais efetiva, muito mais assertiva e, principalmente, mais empática.

É possível ser líder em pequenas e médias empresas? 
É possível, sim. Há algumas décadas, acreditava-se que o espírito de liderança era algo genético, mas, com os estudos da ciência em relação ao comportamento, começamos a observar que a liderança é algo que se constrói ao longo do tempo, que pode ser aplicado em ambientes de ONGs, no Terceiro Setor e dentro de pequenas e médias empresas também, pois você passa a influenciar pessoas. A liderança consiste na influencia positiva e os conhecimentos que agregam valor dentro da organização.

Fonte: Informativo da Mirror Leadership, #01, Ago/2012.

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