quinta-feira, 19 de outubro de 2017

. Autocontrole e o Quero? Devo? Posso?




Falarei agora sobre umas das questões mais delicadas no que diz respeito ao autocontrole. A reflexão acima engloba aquilo que diz Mário Sérgio Cortella sobre a ética. O autor diz que ética é um conjunto de princípios e valores que usamos para responder a três grandes perguntas que nos são colocadas todos os dias pelos desafios do cotidiano. São elas: Quero? Devo? Posso?
A ética é constituída a partir do momento em que um indivíduo tenta responder questão e não apenas as responde, mas como executa suas respostas em ações pontuais e específicas.
Vivemos todos os dias diversos dilemas éticos. Quantas são as coisas que queremos, mas sabemos que não devemos. Quantas são as coisas que devemos, mas não podemos. E, por fim, quantas são as coisas que podemos, mas não queremos.
É possível ter paz de espírito se estamos bombardeados a todo o momento por sentimentos tão contraditórios? Parece impossível, não? Apenas temos paz de espírito quando conseguimos um pouco de felicidade. Como diz Cortella, a felicidade é o procedimento de querer o que se deve e o que se pode.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui: