Livro do consultor Minoru Ueda, Competência emocional – Quanto antes, melhor, mostra como é importante o equilíbrio emocional nas organizações
Propor uma nova linha de reflexão acerca do universo corporativo, mostrando a necessidade de os profissionais buscarem manter a harmonia entre a vida pessoal e a profissional, é um dos objetivos do livro Competência emocional – Quanto antes, melhor!, uma publicação da Editora Qualitymark, do Rio de Janeiro. A obra, lançada no Conarh 2011, é de autoria de Minoru Ueda, consultor da Leme Consultoria, empresa responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia capaz de mensurar as competências de colaboradores com precisão matemática.
O livro também mostra que lidar com a emoção pode parecer uma tarefa simples, porém, no universo corporativo, muitas vezes isso se torna um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. Com as adversidades do dia a dia, determinados sentimentos podem afetar o clima organizacional e, como consequência, os resultados do negócio. “Ao contrário do que parece, lidar com a emoção vai muito além de apenas manter o controle dos sentimentos. É preciso saber o que fazer com eles”, afirma o autor.
Atualmente, o mercado de trabalho passa por importantes mudanças. Uma delas ocorre no convívio interpessoal que, hoje, por reunir profissionais de diferentes gerações, pode acabar gerando conflitos.
Por esse motivo, o equilíbrio emocional deve ser bem trabalhado, já que cerca de um terço dos resultados dos negócios está relacionado ao clima organizacional. De acordo com Ueda, saber cultivar esse equilíbrio pode representar, para qualquer pessoa, um diferencial na sua carreira profissional, sendo que o autoconhecimento é o primeiro passo para lidar com esse cenário desafiador e se destacar no mercado.
Para o consultor, as competências emocionais são habilidades capazes de nos ajudar a encarar qualquer situação e a manter o foco no ato de viver bem, em vez de somente sobreviver. “Fazendo uma comparação, da mesma forma que prestamos atenção a todos os movimentos e sinais de trânsito quando estamos ao volante, também devemos verificar nossa direção como seres competentes emocionalmente, pois a vida é cheia de curvas e cruzamentos perigosos. Por isso, quanto antes aplicarmos as habilidades emocionais em nossas vidas, mais sucesso teremos em nosso percurso pelas situações desafiadoras”, completa Minoru Ueda.
Minoru Ueda é consultor sênior da Leme Consultoria, conferencista, escritor e consultor organizacional. Graduado em história pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em RH e MBA em gestão de recursos humanos pela FIA, com formação e certificação internacional em coach pela ASTD (American Society for Training & Development) e master practitioner em programação neurolinguística. Além disso, é coautor do livro Ser mais líder e membro da equipe de mentores do programa de mentoring desenvolvido pela Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP.
(Fonte: Dica livro do mês, publicado na Revista Liderança, Editora Quantum, janeiro/2012)
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