terça-feira, 26 de junho de 2012

Conheça sete gafes imperdoáveis cometidas no ambiente de trabalho

Existem tipos de comportamento que não são bem vistos no ambiente de trabalho e comprometem a avaliação de quem age de acordo com tais padrões. São considerados pelos especialistas como verdadeiras gafes, e geralmente quem comete esses deslizes não percebe quão nocivos eles podem se tornar.

Um exemplo clássico é o do empregado que passa por cima de seu superior hierárquico direto na tentativa de conseguir um aumento de salário, aponta Minoru Ueda, autor do livro “Competência Emocional – Quanto Antes, Melhor!” (editora Qualitymark).

“Isso quebra o contrato psicológico de confiança entre o colaborador e o gestor”, alerta o consultor e professor da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo).

Muitos dos “foras” estão relacionados à aparência do profissional. “Há os que se vestem de uma forma muito ‘fashion’ em um escritório que não tem essa orientação”, cita Ueda. “E os que derramam litros e litros de perfume.”

Para evitar esses enganos, aconselha, é necessário conhecer bem a cultura da organização – e já no momento em que se apresenta para uma entrevista de emprego. A gafe, no caso, pode custar uma oportunidade.

Falar alto – e muito – é um costume em geral repreensível. Pior ainda se o que se diz está relacionado a aspectos, pessoais ou profissionais, da vida de alguém: fofocas são potenciais geradores de conflitos que minam os relacionamentos na equipe.

Comportamentos que queimam o filme

Ter memória de peixe
Divulgação O esquecidinho
Não confie muito na memória. Se o chefe não está em sua mesa e você atende ao telefone dele, é melhor anotar o recado para não passar pelo constrangimento de se esquecer de transmitir a mensagem. Esses lapsos podem fazer com que você não inspire mais confiança em seus superiores.

Perder a linha
Thinkstock
Casual além da conta
Na festa de final de ano, na comemoração de uma promoção ou no happy hour, procure não relaxar a ponto de perder a linha. O ambiente pode ser informal, mas as pessoas são as mesmas que você encontrará no escritório no dia seguinte. Não é recomendável beber a ponto de se esquecer do que disse ou do que fez.

Dar um 'fora' virtual
Paul Sakuma/AP Photo Vacilo eletrônico
Cuidado com o que escreve nas redes sociais. Mesmo que o chefe não esteja entre seus amigos no facebook, alguém que ele conhece certamente estará – e poderá dar com a língua nos dentes a respeito de alguma observação inoportuna que você tenha postado. Não use o e-mail corporativo para replicar correntes e spams.

    Ser 'boca aberta'
    ThinkstockFala muito
    Sempre existe aquele que perde a oportunidade de ficar calado. Falar alto, fofocar sobre a vida alheia e deixar vazar informações confidenciais são indiscrições que comprometem a imagem do profissional. Uma gafe clássica é perguntar a uma mulher gordinha se ela está grávida

    Bancar o engraçadão
    Arte UOL
    Perde o emprego, mas não a piada
    “O fio que separa o engraçado do inoportuno é muito tênue”, adverte o consultor Minoru Ueda. É preciso ter cuidado especialmente em relação a comentários jocosos – e eventualmente preconceituosos – sobre minorias e temas relacionados a política e religião

    Vestir-se inadequadamente
    Reprodução/TodaEla Traje ou ultraje?
    O modo de se vestir precisa estar adequado à cultura da organização. Ambientes mais formais costumam reprimir quem trabalha de jeans e tênis, mas eles caem bem no escritório em que os próprios chefes preferem roupas mais despojadas. Nesse caso, a gafe pode ser o uso de terno e gravata.

    Pedir aumento ao chefe do chefe
    Marcelo Justo/Folhapress Quem vai me dar um aumento?
    Uma das maiores “bolas foras” no trabalho é passar por cima do superior imediato e recorrer a níveis hierárquicos mais altos para pedir um aumento de salário. Essa atitude quebra a confiança entre chefe e subordinado.
     
    (Por Edson Valente, UOL)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seus comentários aqui: